A vantagem de ir online para encontrar o corde macramé perfeito para fazer a sua tecelagem é que tem todas as referências disponíveis para satisfazer os seus desejos criativos. No entanto, é necessário prestar especial atenção ao material, ao cordão e à cor do seu fio.
Escolhendo o material da sua corda
Sem dor de cabeça, a corda 100% algodão é um clássico da técnica do macramé. Para uma maior originalidade e para dar à sua criação um toque natural, recorra ao cânhamo, sisal, juta ou coco. Os materiais naturais são mais raros e difíceis de trabalhar. No entanto, o fio de juta é a melhor opção para os iniciantes no macramé.
Escolhendo o cordão para o seu fio de macramé
Cordas penteadas
Trata-se de um simples cordão torcido no qual os fios são simplesmente enrolados. É o fio mais complexo de trabalhar, pois desembaraça-se facilmente. No entanto, confere às criações em macramé um aspeto suave único. Manter a redondeza do fio não será fácil, mas vale bem a pena o esforço.
Corda torcida
Também conhecida como cordel, esta é a corda mais usada na bricolagem e na criação de macramé. Resistente e fácil de trabalhar, é a escolha ideal para principiantes. Normalmente, esta corda é composta por três fios e é por vezes referida como corda entrançada.
Cordas entrançadas
Trata-se de um conjunto de vários fios tricotados entre si. Esta corda é o meio certo de dificuldade ao fazer macramé. É utilizada principalmente para arejar grandes tapeçarias de parede. É
impossível fazer tranças com este tipo de corda, mas tem a vantagem de dar uma aparência mais leve às suas criações.
Escolhendo a cor
Deixe o seu artista interior falar e delicie-se escolhendo cordas coloridas. O algodão cru é um clássico intemporal, mas um pequeno toque de cor nunca é demais e dará ao seu macramé uma aparência única que fará toda a diferença.
Escolha o tamanho da sua corda
O diâmetro da sua corda
Ao fazer suspensões de macramé para as suas plantas ou para macramé de parede, a corda de 3mm é um must-have que lhe permitirá fazer tudo.
A nossa casa propõe também cordas até 10 mm de diâmetro. Naturalmente, os tamanhos maiores são particularmente adequados para objectos decorativos, e a variação das dimensões dará às suas criações mais volume e profundidade.
Para criar jóias em macramé, prefira diâmetros menores, portanto abaixo de 2 mm, para evitar sobrecarregar o pescoço ou o pulso.
O comprimento da sua corda
Quando se trata de comprimento, você tem uma escolha! Prefira um rolo grande para uma criação ambiciosa e um pequeno para um enforcamento, por exemplo. Encontrará todos os tamanhos na nossa casa, por isso faça a sua escolha.